Mercado financeiro
PEU- VILA BELA Ss. TRINDADE – MT
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TRABALHO DE MERCADOS, FINANCEIRO, MONETÁRIO E CAPITAIS.
ALUNO: OSVALDO CARVALHO DE MELLO
MERCADO FINANCEIRO
CONCEITOS:
Em economia, um mercado financeiro é um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores mobiliários (por exemplo ações e obrigações), mercadorias (como pedras preciosas ou produtos agrícolas) e outros bens fungíveis com baixo custo de transação e preços que refletem a hipótese do mercado eficiente.
Existem mercados gerais, onde muitos produtos são comercializados, e mercados especializados, onde apenas uma mercadoria é negociada. Os mercados funcionam colocando muitos compradores e vendedores interessados num "lugar", tornando assim mais fácil se encontrarem uns aos outros. Uma economia que depende principalmente de interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como uma economia de mercado, em contraste a economia de comando ou com a economia de não-mercado, como é exemplo a economia de doação.
Em finanças, os mercados financeiros permitem: * A angariação de capital (no mercado de capitais) * A transferência de risco (no mercado de derivados) * O comércio internacional (no mercado de divisas)
Normalmente que se quer financiar emite um recibo para que empresa prometendo pagar de volta o capital. Essas receitas são títulos que podem ser comprados ou vendidos livremente. Em troca do empréstimo de dinheiro, quem o concede espera uma compensação sob a forma de juro ou dividendos.
Em matemática financeira, o conceito de um mercado financeiro é definido em termos de um processo estocástico de movimento Browniano em tempo contínuo.
MECADO MONETARIO
CONCEITOS:
Mercado monetário é um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de curto prazo, com prazos de vencimento inicial de um ano ou menos. A negociação nos mercados monetários envolve títulos do Tesouro, papel comercial, aceitação dos