Sociologia
O avanço dos meios de transporte e da tecnologia, principalmente dos meios de comunicação e da informática, tem contribuído para a internacionalização do capital financeiro e produtivo, a reestruturação patrimonial e societária e a desregulamentação da atividade econômica por meio da redução de barreiras alfandegárias e do aumento da competição, resultando num ambiente de mercado volátil, que tem exigido das empresas um novo posicionamento competitivo.
Nesse cenário, assiste-se atualmente a uma estruturação produtiva em todos os seus níveis, que se apresenta sob várias formas de parcerias e alianças empresariais, entre elas as fusões e aquisições.
-DESENVOLVIMENTO
- O profissional
A qualificação profissional constitui-se hoje numa forma indispensável para transformar o trabalho numa esfera de inclusão, sendo assim um direito de cidadania. Embora o aumento do grau de qualificação médio da força de trabalho seja a tendência desta fase do capitalismo global, no Brasil, por exemplo, a estrutura ocupacional ainda é bastante estratificada e, com uma grande parcela, composta por trabalhadores pouco qualificados e instruídos, o que dificulta o crescimento dos "ganhadores da reflexividade", e favorece o aumento dos perdedores.
Vivemos em um novo padrão tecnológico e produtivo, que abre sempre novas possibilidades, valorizando significativamente a formação e o reconhecimento dos saberes dos trabalhadores.
-Fusão de Empresas
A Fusão de empresas é uma operação de ordem financeira e jurídica que une duas ou mais sociedades, de mesmo segmento jurídico ou diferente. Na fusão há a aglutinação de patrimônios, o que gera uma nova face empresarial jurídica. Segundo a Lei nº 6.404/76, no art.228, fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única grande empresa.
A fusão é avaliada pelo valor contábil ou de mercado, obedecendo ao artigo 21 da Lei nº 9.249 / 1995. O último balanço da empresa a ser