Sociologia
1) Faça uma síntese dos principais fatores históricos, socioculturais e intelectuais que estejam ligados ao surgimento da sociologia.
R- Existem fatores históricos (revolução francesa, industrialização, sociedade urbano-industrial), socioculturais (racionalização, secularização) e intelectuais (filosofia social, filosofia da história e tendência aos procedimentos científicos) que impulsionaram a sua produção.
A Revolução Francesa significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais e passaram a ser respeitados. O nascimento da sociologia está associado à industrialização e à urbanização. Alguns sociólogos acreditavam encontrar na industrialização e no desenvolvimento da ciência um meio pelo qual os problemas que assolavam a humanidade, seriam solucionados. Racionalização se refere a um processo no qual um número crescente de ações sociais se baseia em considerações de eficiência teleológica ou de cálculo, em vez de motivações derivadas da moral, da emoção, do costume ou da tradição. A secularização faz com que tal objeto de análise já não esteja mais determinado diretamente pela religião. Na Filosofia Social, onde teve interseção da Sociologia, se ocupa de questões referentes ao significado e à essência da sociedade, considerando sua trajetória, suas mudanças e tendências, bem como as relações entre o indivíduo e a comunidade e as estruturas de convivência.
2) O conhecimento sociológico nos torna mais poderosos em relação ao ambiente ou nos conscientiza acerca do baixo nível de controle sobre nossas vidas?
R- O conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.
3) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma:
“O