capital humano
Considere o texto, (em anexo) “A influência da teoria do Capital Humano e da Teoria do Capital Social nas políticas educacionais brasileiras da atualidade” e identifique como essas teorias influenciaram as políticas educacionais brasileiras.
O estudo de influências do capitalismo internacional na educação brasileira nas décadas de 1960 e de 1970 enfatiza o discurso de apresentação da teoria do capital humano como fundamento e teleologia da pedagogia tecnicista. De modo mais especial, a relação entre o desenvolvimento econômico e a educação, abordagem de aspectos históricos, econômicos e conceituais da teoria do capital humano, bem como o seu papel nas orientações econômicas aos países subdesenvolvidos nesse mesmo período, focalizando a configuração da teoria do capital humano como princípio pedagógico e o direcionamento teleológico que deu à educação escolar brasileira e no elenco de críticas ao modelo educacional/escolar pautadas pela teoria do capital humano e presentes na literatura, desde autores clássicos até contemporâneos brasileiros.
É importante colocar o caso brasileiro no contexto da economia internacional desde antes do período de 1960 e de 1970. Após a Segunda Guerra Mundial, a especial atenção para os balizamentos econômicos dados por órgãos internacionais, como o
Banco Mundial.
A partir da Nova Republicanos anos de 1990, a formação do homem esteve condicionada sob a perspectiva neoliberal, nas últimas décadas do século XX foram marcadas por acordos internacionais, que articularam a nova agenda educacional.
Essas teorias têm um papel muito importante no Estudo, estão focada nas políticas educacionais priorizando um ensino organizado e voltado para o trabalho, e para formação de profissionais na busca do desenvolvimento sustentável, como também da economia globalizada.
Portanto, o texto apresenta a ligação entre educação e trabalho e expõe a crítica a um modelo educacional onde o emprego de escolas