SOCIOLOGIA
1) Qual o sentido e a importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica?
A filosofia nasce promovendo a passagem do “saber mítico” ao “pensamento racional”, sem romper com os conhecimentos do passado. Assim, a passagem do mito à razão significa precisamente que já havia, de um lado, uma lógica do mito e que, de outro lado, na realidade filosófica ainda está incluído o poder lendário. A fase inaugural da Filosofia grega é conhecida como período pré-socrático, este período abrange o conjunto de reflexões filosóficas desde Tales de Mileto até Sócrates. A importância da contribuição dos filósofos pré-socráticos para a formação e o desenvolvimento da tradição filosófica é esse pensar filosófico centrado na questão do método e do objetivo da Filosofia. O método não é da simples verificação, nem o da descrição mais ou menos fantasiosa, nem o da experimentação. O primeiro é próprio do conhecimento comum; o segundo, da poesia e da mitologia; o terceiro, da ciência. A Filosofia tem o método da justificação lógica, racional. O objetivo da Filosofia é o conhecimento; ela procura a verdade, partindo de eventuais utilizações práticas, pois é através dos pensamentos dos primeiros filósofos que nasce a questão de investigar as coisas pelas quais elas são em sua existência que precede a essência.
4) Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você avalia esses argumentos?
Parmênides é um filósofo pré-socrático sua filosofia está direcionada sobre o princípio de todas as coisas a “Arché”. Parmênides se preocupava com a questão do fundamento do ser, ele desenvolveu a realidade da aparência, e a única realidade é o ser, único, imutável, infinito, imóvel. Sua preocupação está na “unidade”, diferente, em comparação com Heráclito que em sua investigação estava à questão da “multiplicidade’. Parmênides diz que toda vida é uma constante