SOCIOLOGIA
Caso concreto: Esses dois meios de soluções de conflitos, mediação, é uma forma de solucionar conflitos de um terceiro neutro e imparcial que auxilia as partes a conversar, refletir, entender o conflito e buscar, por elas próprias, a solução. Nesse caso, as próprias partes que tomam a decisão, agindo o mediador como um facilitador. Já a mediação, é uma forma de solucionar conflitos entre as partes, através de ações de um terceiro, o conciliador chega a um acordo, solucionando as controversas.
Objetiva:
R: A)
Plano de Aula: PODER LEGISLATIVO E DISTRIBUIÇAO DA ORDEM JURÍDICA
SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Título PODER LEGISLATIVO E DISTRIBUIÇAO DA ORDEM JURÍDICANúmero de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula 4
Tema Poder Legislativo: o processo de escolha dos legisladores, qualidade do sistema eleitoral e da produção legislativa brasileira.
Objetivos
· Avaliar criticamente a qualidade do sistema e do processo eleitoral brasileiro; · Compreender as relações entre o processo de seleção de legisladores e a produção legislativa; l Refletir sobre sua própria participação no processo eleitoral brasileiro.
Estrutura do Conteúdo
1 -Os agentes político-estatais de produção e distribuição do Direito. Conceitos básicos: Sociologia dos poderes Legislativo e Judiciário; 2 -Poder Legislativo: seleção dos legisladores. Sistema eleitoral brasileiro. Conceitos básicos: sistema eleitoral brasileiro: conexões entre voto, representação popular e atuação parlamentar.
3- Jus
ça Eleitoral e reforma polí Conceitos básicos: papel da Jus ca.
ça Eleitoral na vigilância.Indicação bibliográfica: CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica. Rio de Janeiro: Forense, 2004. Capítulo indicado: Instrumentos humanos de realização da ordem jurídica.
Aplicação Prática TeóricaCaso Concreto 1 Voto Distrital divide opiniões na Assembleia de MS. 21/09/2011 13:06.