Sistemas Operacionais
O segredo para o método de tabela de página multinível é evitar que todas elas estejam na memória o tempo todo, especialmente as que não são necessárias. Quando um endereço virtual chega a MMU, ela primeiro extrai o campo PTI e o utiliza como índice da tabela de páginas de nível 1. A entrada da tabela de páginas de nível 1, é localizada por meio do campo PTI do endereço virtual, aponta para o endereço ou a moldura de página de nível 2. A entrada 0 da tabela nível 1 aponta para a tabela de nível 2 relativa ao código do programa, a entrada 1 aponta para a tabela de nível 2 relativa aos dados e a entrada 1023 aponta para a tabela de nível 2 relativa á pilha.
Tabela de páginas invertidas
Como a tabela de páginas multiníveis não funciona muito bem para computadores de 64 bits foi criado como solução a tabela de páginas invertidas, nela existe somente uma entrada por moldura de página na memória real, em vez de uma entrada por página do espaço em endereçamento virtual.
Embora as tabelas de página invertida possam economizar muito espaço, elas apresentam um sério problema: a tradução de virtual para físico é muito difícil.
Algoritmo de substituição de páginas
Quando ocorre um problema, o SO deve escolher uma página para ser removida para que aja espaço para uma nova página, se a página a ser removida tiver sido modificada será necessário ser reescrita no disco para atualiza sua cópia virtual lá existente. Caso não tenha sido modificada não será necessário reescreve-la.