sociologia
A empresa Cimento Forte S/A sitiada no Norte Fluminense, que fabrica, distribui e vende cimento, com 350 funcionários, sendo que 220 na fábrica vem apresentando várias ocorrências no que diz respeito á saúde dos trabalhadores e ao meio ambiente o que levou os seus clientes a formular uma reclamação por descrito, solicitando um plano de ação para correção das não conformidades.
Fabricação: índice elevado de colaboradores afastados do trabalho por DORT (silicose, infecções respiratórias e outras).
Queixa dos trabalhadores relativas a saúde (dores de cabeça, tonteiras).
Sinais de contaminação por poeira de cimento na vegetação e nas casas da população circovizinho.
Distribuição: falta do registro de treinamento de 2 motoristas de caminhão, em transporte de carga perigosa. Reclamação de três clientes para remeças efetuadas sem o envio da FISPQ.
Armazenagens: registro do crescimento das ocorrências de embalagens rompidas e produto espalhado pelo PISO da área de armazenamento (almoxarifado).
Manuseio do produto sem EPI’s adequados (luvas, mascara, óculos, camisas sem mangas cumpridas, botinas de couro, sola de borracha, etc).
Venda: falta de observação as instruções do cliente quando a entrega de mercadorias (dias, horários, condições do veiculo, epi’s e uniformes adequados para motoristas e ajudantes) causando a não recepção das mercadorias.
Veículos de entrega com vazamento de óleo (desperdicio, proibição de entrada na área do cliente, etc).
NÂO CONFORMIDADES
220 afastados
Fabricação: afastados por DORT (silicose, infecção respiratória)
Queixa de ruído (dores de cabeça, tonturas)
Poeira de cimento na vegetação e vizinhança
Distribuição: motoristas sem treinamentos para transporte de cargas perigosas. Remessas de carga sem envio de fispg
Armazenagem: crescimento do registro de embalagem e produtos espalhados pelo piso
Trabalho sem epi’s
Venda: falta de atenção do cliente nas entregas, veículos da empresa em condições precárias.