sociologia
* A sociologia é uma forma de manifestação e pensamento moderno que estuda os acontecimentos históricos, intelectuais e determinadas intenções práticas. A criação da sociologia não é fruto de um único cientista ou filósofo, porém representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se dedicaram em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
* Um marco para a sociologia e o pensamento ocidental foram as transformações econômicas, políticas e culturais que colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam algumas mudanças que ocorriam no ocidente europeu. Outros três marcos mais importantes do século, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e a instalação definitiva de uma sociedade capitalista.
* "A Revolução Industrial significou algo muito mais do que a introdução da máquina a vapor dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos" (p. 11)
* A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes, os produtos passaram a ser produzidos com mais rapidez e eficiência. Devido a praticidade das máquinas, aos poucos a mão de obra humana foi sendo substituída pelas mesmas. Como consequência houve o aumentou no número de desemprego, crescimento da poluição ambiental e poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades.
* "As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas" (p.13)
*Os índices de prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, violência, da criminalidade de forma geral e dos surtos de epidemia atingiram parte da população.
* "Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se