Reflexão sobre a dificuldade de ter e manter um relacionamento afetivo.
Tenho notado no consultório um numero crescente de pessoas que estão enfrentando dificuldades e sentem muita ansiedade por não conseguirem responder questões como estas:
Porque eu não consigo namorar ninguém? Porque ninguém se interessa por mim? Qual é o meu problema?
Do ponto de vista psicológico existem alguns fatores que podem prejudicar a pessoa tanto na escolha de um parceiro, como em se tornar visivelmente interessante e assim atrair a atenção para si.
Pensando nessas questões elaborei e testei os sete passos para o sucesso na vida afetiva!!!
Vejamos quais são eles:
1º Passo : Ame-se Acima de tudo!!!
A pessoa que não se ama, não se aceita como é, se sente inferiorizada por alguma característica física, não sente que foi amada na infância e por ai vai... dificilmente acreditará que alguém possa ama-la como ela é e consequentemente desconfiará sempre que alguém demonstrar algum interesse por ela.
A baixa autoestima trás problemas para um relacionamento afetivo que variam desde a desconfiança quanto aos verdadeiros sentimentos e interesses do parceiro, levando a um ciúme patológico; até a dificuldade total de se relacionar afetivamente devido a crença de que não é bom o bastante para agradar aos outros... "Se eu não me amo, quem me amará?"
Uma pessoa com um bom nível de autoestima acima de tudo gosta de si mesma, se aceita como é, sabe de seus "defeitos" e aceita amorosamente o desafio de trabalha-los afim de se amar cada vez mais. Acredita que é digna de amar e ser amada e não se permite estar em relações que lhe façam sofrer. Tem coragem para terminar um relacionamento que traga prejuízos para sua autoestima e sempre se coloca em primeiro lugar.
2º Passo: Ponha-se em Primeiro Lugar e Aprenda a dizer NÃO!!!
Pessoas que tem dificuldade em dizer não, passando por cima de seus próprios sentimentos para agradar a todos a sua volta, tem a autoestima rebaixada o que