sociologia
Nomes:Beatriz Amaral Becker e Luan Alexandre de Souza
Turma:206
O poder e o Estado
Introdução
Desde o século XVIII,o termo “sociedade” ou “sociedade civil” era usado como uma contraposição a “Estado”,pois havia interesse da classe em ascensão,a burguesia,em acentuar essa separação.Com isso,procurava-se destacar a ideia de que uma classe apenas,a nobreza,detinha o monopólio do poder do Estado. Essa ideia de separação entre sociedade e Estado dominou por muito tempo e prejudicou a compreensão de que o Estado é uma organização encarregada de determinar funções e de que sua constituição é um processo histórico como todos os outro.Neste trabalho vamos verificar como os grandes autores da sociologia abordaram essa questão.
As teorias sociológicas clássicas sobre o Estado
Marx,Durkheim e Weber,os três grandes autores clássicos da Sociologia tiveram,cada um reflexões e conceitos bem distintos sobre o Estado e a democracia de seu tempo.Vejamos a seguir o que cada um deles pensavam sobre esses temas.
Karl Marx: Para Marx o estado é visto como uma comunidade imaginária na qual deveria conciliar os interesses de todos,mas oferece prioridade as necessidades da classe economicamente dominante.Marx demonstra uma perspectiva relacional na sua analise histórica-política em que o Estado seria o resultado e também o principal participante do conflito entre capital e trabalho.Na concepção de Marx,o estado só não existiria no sistema comunista,quando ocorresse a transferência do poder para a federação das associações dos trabalhadores.
Émile Durkheim: Para Émile Durkheim, a concepção de Estado estaria preocupada com a coesão social. O Estado deveria estar acima das organizações comunitárias.O Estado para Émile não é visto de forma antagônica ao indivíduo, pelo contrário, ele teve papel fundamental na emancipação do indivíduo do controle despótico e dos grupos intermediários, como a família e a