Sociologia
Os instrumentos de trabalho e de produção, os rituais, as crenças, o vestuário, as regras de comportamento, as formas de comunicação, a culinária, a arte, a arquitectura, as relações sociais e familiares, a educação, a concepção de bem e do mal ou decerto e de errado, a hierarquização das necessidades, a religião, a política, as instituições e as expectativas em relação ao futuro são fenómenos culturais. Na sociologia, a cultura desempenha um papel muito importante, pois assume um significado específico e é analisado na perspectiva da sua dimensão social. A cultura é aprendida e não herdada geneticamente. O Homem tem de aprender tudo sobre a vida; os elementos culturais são partilhados por um determinado nº de pessoas, as quais, ao fazê-lo, constituem-se como uma comunidade distinta das demais. Assim, a cultura tem a função social de organizar a interacção dos indivíduos, de lhes atribuir significado e de facilitar a vida em conjunto. O termo cultura pode ser aplicado a uma sociedade global mas também a grupos mais pequenos.
Elementos materiais e imateriais de cultura
Podemos considerar como elementos imateriais de uma cultura os seus valores, as suas crenças, as suas normas, a sua linguagem e os seus ideais de bem e de mal, de justo e injusto, de beleza, de liberdade, entre outros. Os elementos materiais de uma cultura podem ser encontrados nos seus monumentos, na sua arte, nos seus rituais e nos seus instrumentos de trabalho – em suma, nas suas concretizações objectivas.
Elementos da cultura portuguesa:
Materiais:
Imateriais: - Fado - Festas populares - Religião católica
- Cozido à portuguesa - Galo de Barcelos - Vinho do Porto
Apesar desta distinção, os aspectos materiais e espirituais da cultura influenciam-se mutuamente. Paralelamente à influência recíproca entre elementos materiais e espirituais de cada cultura, o próprio ser humano é um agente produtor de cultura. O homem acrescenta elementos novos à