Raízes da atual política
Projeto “Se eu fosse Governante”
Platão e suas idéias sobre política e o governante.
Versus
Os sofistas e sua boa argumentação sobre a política; na foto Demócrito.
Eduardo Tiburcio – 1ª série E.M.
Introdução:
“Em todos os tempo e lugares, nas mais diversas situações, sempre houve lutas pela conquista e pela manutenção do poder ou contra a opressão. É inevitável que se pergunte: Afinal, o que é poder? Quando é legítimo? Quais os seus fundamentos e os seus limites? Como conquistar o poder e como mantê-lo? Como tratar aqueles que se submetem ao poder? Por que tantos obedecem a tão poucos?
Para essas questões, foram dadas explicações baseadas ora nos mitos e nas religiões, ora em teorias de filósofos e cientistas políticos. Em qualquer um dos casos, as idéias políticas expressam o mundo em que foram concebidas e sempre trazem um convite a ação: para manter e justificar o status quo; ou para imprimir mudanças na sociedade, seja pelo reformismo, seja pela revolução.”
Mas como surgiu a política e suas idéias e conceitos? O que é que move a política? A sabedoria ou o interesse? Ao longo deste trabalho serão essas as questões a serem discutidas.
História:
A política surge na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) é o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.
Atenas e Esparta são exemplos de cidades-estados que tinham administração política divergentes, uma vez que os ideais de homem são diferentes: Esparta dá ênfase à força física, formando bons soldados; Atenas, onde nasceu a democracia, o enfoque é uma admistração que busque contemplar outras dimensões do individuo, como a arte, a música, a literatura dentre outros aspectos. Assim, podemos compreender que a