Arte
O ser humano conhecido também como homo sapiens, do latim “homem sábio”, possuem cérebro altamente desenvolvido com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Com características de um pensamento de alto-nível como a autoconsciência e a racionalidade.
A primeira observação se refere aos seres humanos é que são sociais por natureza e que utilizam muito a comunicação principalmente a verbal, escrita e gestual para se expressar, trocar ideias e se organizar. Os humanos criaram complexas estruturas sociais compostas de muitos grupos cooperantes, e também criaram vínculos de confiança, companheirismo, irmandade e um apoio, uns com os outros, o que se pode então definir como amizade.
É uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
Um sentimento que para muitos é algo puro, sem nada em troca, apenas a confiança, o apoio que uma pessoa transfere para outra, já é o suficiente. São trocas de carinhos e afetos, de algo que não se pode ver, porém sentir. A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Por conseguinte a amizade faz bem para o coração e para a saúde. Afinal, os amigos tornam mais fáceis à superação dos problemas, acolhe, afasta da solidão, faz rir e aconselha quando é