sociologia
Caracteriza-se pelo processo pelo qual ,o pesquisador por meio de um levantamento particular,chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral.
Indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.
Exemplo:
O corvo 1 é negro
O corvo 2 é negro
O corvo 3 é negro
O corvo "n" é negro
----------------------------
(todo) corvo é negro
MÉTODO DEDUTIVO
Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral e genérica para uma particular. A dedução é o processo mental contrário à indução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos.
Exemplo:
Todo mamífero tem um coração.
Ora, todos os cães são mamíferos.
----------------------------
Logo, todos os cães têm um coração.
METODO DIALETICA
A dialética é composta de três elementos básicos: a tese, a antítese e a síntese. Onde a tese se resume na palavra inicial, no assunto em questão; a antítese vem logo em seguida como uma oposição à tese e o resultado dessa argumentação é a síntese. CTese: Eu digo para você que o mundo é azul, pois vi uma foto de satélite que mostrava a imensidão do mar. Antítese: Você me diz que não concorda, pois viu uma foto, diferente da que eu vi, onde pode-se ver muito verde. Síntese: Vendo as duas fotos, percebemos então que o mundo é azul e verde e unimos nossas opiniões em uma só.
METODO HIPOTETICO-DEDUTIVO
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas baseada nas hipóteses, isto é, caso as hipóteses sejam verdadeiras as conjecturas também serão. Por isso as hipóteses devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva, ao