Sociologia
UNIDEADE 1 - O MUNDO DAS CIENCIAS SOCIAIS – seções 1 a 7
1- a visão de Tuiavi sobre o Papalagui – crítica e estranhamento em relação ao homem ocidental/moderno –as ciências sociais promovem uma desnaturalização da realidade, mostrando suas bases sociais. Relativiza diferentes culturas e formas de organização social.
2- diferenças entre o mundo medieval e o mundo moderno – pessoa X indivíduo – perda do poder da Igreja, processo de urbanização, formação de uma nova visão de mundo (antropocêntrica). Mundo moderno é dinâmico, em oposição ao mundo fixo e estático do cenário medieval.
3 A - o caráter interpretativo das ciências sociais (A. Schutz) - - as ciências sociais são construtos de 2º grau (teoria), interpreta os construtos de 1º. Grau (senso comum). Esta visão de mundo que é o senso comum – deriva da experiência cotidiana, do mundo pratico/concreto. São elaborações espontâneas chamadas de “construto de 1º grau”. Por sua vez o cientista social analisa e interpreta estas opiniões, elaborando teorias explicativas sobre os fenômenos estudados. Estas elaborações são interpretativas, compreensivas e se chamam “construtos de 2º grau”.
3 B- o conceito de Interação social em Georg Simmel – objeto da sociologia = interação social - formas de interação social – usa o termo Sociação para dar o sentido dinâmico da sociedade, que está em processo de formação e transformação.
4- a realidade social como algo socialmente construído - a realidade social é construída, a partir das diferentes formas de interação social que os indivíduos estabelecem entre si. De fato, vivendo em sociedade, em pequenos ou grandes grupos, em grupos primários ou organizações complexas, os indivíduos estão em constante interação social.
5 A- tipificações (padronizações sociais) - Uma das características do conhecimento comum é a tipificação, uma vez que o conhecimento comum é organizado de forma típica contendo expectativas sobre o comportamento