sociologia
1. Para Weber, oprincipal projeto da sociologia é a captação da relação de sentido no comportamento humano, o qual seria a chave para o entendimento das ações sociais.
Seu pensamento parte do princípio de que não éviável esperar conseguir explicações para fatos sociais através de relações de causa e efeito – tais procedimentos são típicos das ciências naturais –, sendo que a sociologia deve procurar abordar os fatoscomo carregados de sentido e essencialmente atrelados a outros acontecimentos da realidade.
2.De importância extrema, Max Weber escreveu a Ética protestante e o espírito do Capitalismo. Este é umensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidade econômica da Alemanha do princípio do século XX.
3.Significante, também, é o ensaio deWeber sobre a política como vocação. Weber postula ali a definição de estado que se tornou essencial no pensamento da sociedade ocidental: que o Estado é a entidade que possui o monopólio do usolegítimo da ação coercitiva. A política deverá ser entendida como qualquer actividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força.
4.Weber também é conhUma das principaisidéias de Max Weber aplicada hoje em dia é a BUROCRACIA.
Max Weber defendia que há necessidade de burocratas para que o sistema, como um todo, funcione, visto que os burocratas iriam implantarnormas e procedimentos para que as coisas andassem de forma organizada nas empresas.
Foge um pouco do que se pensa sobre burocratas hoje em dia, aquelas pessoas que só atrapalham ! ecido pelo seu estudoda burocratização da sociedade. No seu trabalho, Weber delineia a famosa descrição da burocratização como uma mudança da organização baseada em valores e acção (a chamada autoridade tradicional)...