Crônica - Meu sonho
E vai uma aí de Durkheim Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico: "Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica." (p. 81)
Que característica da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
02. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma: "o sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade científica." (p. 31)
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões,sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
03. Quais as características dos fatos sociais?
Para Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais,dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.
Características:
A coercividade ou coerção social Durkheim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinadaforça sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade onde vivem.
Segunda