sociologia
Publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas é escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga. É um texto político e traduz concepção da história.
O Manifesto Comunista foi escrito no meio do grande processo de lutas urbanas das Revoluções de 1848, chamadas também de Primavera dos Povos, um processo revolucionário de quase um ano que atingiu os principais países Europeus. Duas de suas maiores reivindicações foram reformas sociais, onde se conquista a diminuição da jornada diária de trabalho de 12 para dez horas e o voto universal, embora apenas para os homens. (se todas as pessoas votassem o partido dos operários chegaria ao poder pelo voto)
Em "O manifesto comunista", Marx e Engels buscam, inicialmente, esclarecer de que maneira se organizam as relações de trabalho no sistema capitalista. Na visão Marxista, toda a história é marcada pela luta de classes, onde uma explora a outra. Assim, como o sistema capitalista acentua essa exploração, baseando seu modo de produção na obtenção de lucro à qualquer custo.
O Manifesto defende a ideia de que, no sistema capitalista, para que os ricos existam é necessário existirem pobres. E que o Estado é tão somente um comitê organizado para defender os interesses da classe dominante, em qualquer sociedade.
O Manifesto sugere um curso de ação para uma revolução socialista através da tomada do poder pelos proletários, fazendo uma dura crítica ao modo de produção capitalista e na forma como a sociedade se estruturou através desse modelo.
O Manifesto Comunista ou Manifesto do Partido Comunista é uma das principais obras de Karl Marx e Friedrich Engels, Nessa obra após uma análise histórica dos tipos de opressão e exploração, eles situam a burguesia como atual opressora da classe operária e propõe uma ação