Sociologia
Trabalho de Sociologia 2º ano
Turma B
Economia Solidária
Profª Natália – Disciplina de Sociologia
Caio Felipe Frassi Doneda Nº 06
Gabrielly Schimack Devitto Nº 09
Isabela Pires Metzner Nº 12
Natália Pires Metzner Nº 14
Pirassununga/SP
14/05/2013
Questão 2- Página 162
A)
Economia solidária caracteriza-se por possuir diferentes maneiras de vender, trocar e comprar o que é necessário para viver, sem exploração, sem degradar o meio ambiente, visando apenas o cooperativismo, e o bem social. A prática da economia solidária pode acontecer em forma de associações, cooperativas, clube de trocas, que realizam um trabalho de prestação de serviços, trocas, finanças entre outras atividades. A economia solidária hoje vem sendo praticada por diversos de trabalhadoras e trabalhadores, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva administrando seu próprio trabalho, lutando por espaço social. De um modo geral, a economia solidária possui três formas, sendo elas:
1. Economicamente: É um modo de efetuar a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo. É baseada na democracia e na cooperação (autogestão).
2. Culturalmente: Culturamente, a economia solidária preza o meio ambiente, busca mudar a ideia competitiva.
3. Politicamente: É caracterizada por um movimento social, que luta por mudanças sociais, democracia, cooperação, preservação ambiental e de direitos humanos.
B) O cooperativismo está ligado com a.economia solidária, de forma com que o cooperativismo está presente nas ideias solidárias. Prestação de serviços, democracia, inclusão social, solidariedade, solução de problemas econômicos, preza a liberdade humana, o bem estar social, essas práticas se dão a partir do conceito de cooperativismo.