Memorial Descritivo
ESTÁGIO I
TÍTULO
Autora: Ana Gutierrez Soares
Professora - Orientadora: Bruna de Ferreira. C. Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social SES 0090 – Estágio
21/01/2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de um Memorial Descritivo e Analítico de Estágio que objetiva descrever o período do Estágio I realizado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Maria Régis Ferreira de Lima.
Durante o desenvolvimento do estágio curricular, através da observação e junto à supervisora de campo, foi possível realizar alguns documentos exigidos nesta etapa da graduação, como a Caracterização da Instituição e o Levantamento de Demandas, onde se buscou conhecer um pouco do histórico da instituição, os programas trabalhados e o público atendido.
Também foram realizadas anotações, no Diário de Campo, das atividades desempenhadas em cada dia de estágio, tornando possível uma análise crítica e reflexiva das diversas expressões da questão social que se apresentavam na instituição.
As anotações em diário de campo e a necessidade de compor o levantamento de demandas contribuíram para a elaboração do Projeto de Intervenção que buscou trabalhar a demanda mais recorrente da instituição no ano de 2013, que se trata da negligência e maus tratos contra os idosos. Esta problemática tem se tornado freqüente na sociedade brasileira, trazendo aos governantes, familiares e sociedade em geral um grande desafio no que tange a garantia e principalmente efetivação dos direitos da população idosa. O Projeto de Intervenção, denominado “Pela Efetivação e Promoção do Protagonismo Social na Terceira Idade” busca melhorar a qualidade de vida dos idosos atendidos pela instituição, incentivar o protagonismo social através do reconhecimento dos direitos garantidos em leis.
1 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE ESTÁGIO
Durante a realização do Estagio I No Centro de Referência da