Sociologia
Matemática Escolar no
Brasil
Wagner Rodrigues Valente (1730-1930)
Curso de Matemática – Turma Especial de Brasnorte
UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso
Barra do Bugres
Acadêmicos:
Charles Marcos de Arede
Fabiula Nanda de Souza
Jadiane Maria Bianchini
Julio Cesar Becker
Mara Andressa Kunst
Prof. Willian
Introdução:
Este trabalho refere-se ao estudo do saber escolar, ele apenas pretende ser uma parte da história que tomou a escolarização no Brasil.
O Autor procurou rastrear a trajetória da constituição da Matemática Escolar como um conjunto organizado de conteúdos para o ensino elementar da matemática no Brasil, onde este conjunto é chamado de teoria Escolar.
As principais fontes de pesquisas foram os livros didáticos, como estes, tem um lugar privilegiado na matemática escolar.
Capítulo I – Em Busca das Origens da
Matemática Escolar no Brasil
Clavio
(1537-1612), um matemático e astrônomo, Jesuíta amigo de Galileu, foi quem deu início aos trabalhos de incluir a matemática no currículo escolar, foi quem mais destacou a matemática no ensino da época, e também um dos primeiros homens da Igreja a denunciar a Teoria Copérnico como absurda e contrárias às Escrituras Santas, à ele foi dada a tarefa de promover as ciências matemáticas da
Companhia de Jesus (1580) na Instituição, esforçando-se para mostrar que a astronomia e
as matemáticas tinham um valor importante em um meio denominado pela “filosofia natural”, onde essa “filosofia” nada mais era que uma maneira de denominar a física.
Clavio também escreveu livros importantes para a história matemática, e extensos tratados aritméticos, geométricos, algébrico e astronômicos. A Aula de Esfera teve seu nome de origem, pois em geral era dado aos números textos medievais que se dedicavam à exposição de princípios de cosmografia.
A Aula Esfera em Portugal despertou um interesse específico entre os jesuítas, não