Sociologia
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de expor o conceito histórico e social do trabalho. Sendo ele uma atividade realizada com o objetivo de atingir uma meta.
O pensador grego Hesíodo defendia que a luta e a conquista deveram fundar-se na justiça e no trabalho. Já Marx que a distinção dos Homens e os Animais começam a existir quando iniciam o procedimento dos seus meios de vida.
O trabalho foi se desenvolvendo no decorrer da história. Passou por formas primitivas baseadas em artefatos de pedra, espinhos e lascas de árvores. Mas a partir do momento em que o homem começa a plantar e armazenar alimentos surge uma nova organização, dando inicio a uma hierarquia. Com o passar do tempo a hierarquia foi deixada de lado, dando inicio a mão de obra escrava, onde os que possuíam poder dominavam. Também devemos citar a organização feudal, onde o senhor de terrar recebia um feudo do rei.
Finalmente surge o Capitalismo, a organização que vivemos. Atualmente a força já não é o centro do trabalho, pois a modernidade trouxe as máquinas, evitando o trabalho braçal, obrigando os trabalhadores buscarem o conhecimento.
REFERENCIAL TEÓRICO
Conceito
“A alma, ao desejar riquezas, nos impulsiona ao trabalho.”
Trabalho é um conjunto de atividades realizadas por alguém, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. É no trabalho que se manifesta a superioridade humana ante os demais seres vivos. Ele seria a realização do próprio homem, a fonte de toda riqueza e bem material.
A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou tripalus, uma ferramenta de três pernas que imobilizava cavalos e bois para serem ferrados. Curiosamente era também o nome de um instrumento de tortura usado contra escravos e presos, que originou o verbo tripaliare cujo primeiro significado era "torturar".
Isto que hoje conhecemos como Sociologia do Trabalho sofreu importante influência de grandes nomes da sociologia, como Marx e