sociologia
Prof. Ms. André Luiz R. R. Mattos
CIÊNCIAS SOCIAIS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
Ciência: sistematização do conhecimento. “É todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao conhecimento sistemático com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”.
As Ciências Sociais são um conjunto de disciplinas que estudam as sociedades humanas, sua cultura e evolução. Os três principais ramos do saber que constituem as Ciências Sociais são a Antropologia, a Sociologia e a Ciência Política. Tais áreas da ciência são autônomas, porém estão interligadas:
ANTROPOLOGIA é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica” (aspectos genéticos e biológicos do homem), “Antropologia Social” (organização social e política, parentesco, instituições sociais), “Antropologia Cultural” (mitos, rituais, religião, linguagem, comportamento) e “Arqueologia” (condições de existência dos grupos humanos desaparecidos).
SOCIOLOGIA estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A sociologia envolve, portanto, o estudo da estrutura social dos grupos e das relações sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, das instituições, das relações de trabalho, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade, etc.
CIÊNCIA POLÍTICA é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações políticas e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo.
Alguns exemplos do campo de trabalho para Antropólogos, Sociólogos e Cientistas Políticos:
Antropólogos podem atuar