Código de Obras de Alegrete-RS
ENGENHARIA CIVIL
Arquitetura – 2014/1
Professora: EM
Código de Obras e Plano Diretor do Município de Alegrete.
Este trabalho é referente à disciplina de Arquitetura, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus Alegrete/RS. Tem como base responder 10 questões, sendo 5 questões sobre o código de obras e as outras 5 do plano diretor, de Alegrete/RS.
1) Desenvolvimento:
Questões do Código de Obras de Alegrete/RS:
Questão 1. Discorra sobre as orientações para os seguintes elementos:
a) Espessura de paredes em edificações (externas/ internas):
Seção II – Paredes
Art. 69- As paredes de alvenaria de tijolos das edificações, sem estrutura metálicas ou concreto armado, deverão ser assentes sobre o respaldo dos alicerces devidamente impermeabilizados, e ter as seguintes espessuras mínimas:
1- Vinte e cinco centímetros (0,25m) para as paredes externas;
2- Quinze centímetros (0,15m) para as paredes internas;
3- Dez centímetros (0,10m) para as paredes internas de simples vedação, sem função estática, como paredes de armários embutidos, estantes, ou quando formarem divisões internas de compartimentos sanitários.
§ 2º - Nas edificações de até dois pavimentos serão permitidas paredes externas de quinze centímetros (0,15m), exigindo-se, entretanto a espessura mínima de vinte e cinco centímetros (0,25m) para as paredes externas de dormitórios voltadas para o sul.
Art. 70- As paredes de alvenaria de tijolos em edificações com estrutura metálica ou concreto armado, deverão ter a espessura mínima de quinze centímetros (0,15m) salvo de armários embutidos, estantes ou quando constituírem divisões internas de compartimentos sanitários, que poderão ter a espessura mínima de dez centímetros (0,10m).
Art. 71- Em qualquer caso as paredes de alvenaria de tijolos que constituírem divisas de economias distintas