estequiometria
REAÇÕES QUÍMICAS e ESTEQUIOMETRIA
PROF.: Gabriel Meneghetti Faé Gomes
EQUAÇÕES QUÍMICAS
As equações químicas mostram os compostos envolvidos em uma reação química e seus estados físicos.
Importante considerar que o mesmo número de átomos deve estar presente antes e depois de uma reação ocorrer, apesar de estarem arranjados de diferentes maneiras. Isto porque devemos também considerar a Lei da Conservação das Massas de Antoine Lavoisier, que diz que a soma da massa dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos, de maneira independente do seu estado físico.
Para tanto, os reagentes são descritos à esquerda das setas e os produtos na sua direita:
2HgO(s) → 2Hg(l) + O2(g)
2Mg(s) + O2(g) → 2MgO(s)
P4(s) + 5O2(g) → P4O10(s)
O símbolo (s) indica que temos um sólido reagindo ou sendo gerado, o símbolo (l) indica um líquido e o símbolo (g) indica um gás. Ainda, se temos uma substância dissolvida em água, isto é, uma solução aquosa, a indicação ocorre pelo símbolo (aq).
O MOL
O mol surge na estequiometria como uma maneira de conectar o mundo macroscópico com o mundo microscópico de uma maneira quantitativa. Para tanto, o mol vem a ser uma quantidade conveniente de matéria que contém um número conhecido de partículas.
O mol representa sempre o mesmo número de átomos, moléculas ou íons, independentemente da substância em questão:
1 mol = 6,02 x 1023 átomos/moléculas/íons/elétrons
Ao mesmo tempo, a massa, em gramas, de 1 mol de átomos de qualquer elemento é a sua massa molar, sendo a quantia em gramas numericamente igual à massa atômica em unidades de massa atômica.
Massa Molar (MM) HgO = 1 mol Hg + 1mol O = 1 x 200,6g + 1 x 16g = 216,6g
MM O2 = 2 mols O = 2 x 16g = 32g
COEFICIENTES ESTEQUIOMÉTRICOS
Observando as reações acima, vemos que as substâncias que participam de uma reação química normalmente são precedidas de números, que são necessários para o balanceamento das reações. Pelo princípio da