Estudante
- Os rituais ou comportamentos estranhos não é exclusividade apenas de um determinado grupo religioso (judeus ultraortodoxos). Há diferenças entre os grupos quanto a aparência física e os comportamentos adotados.
- Para comunicarem adesão ao grupo e distinção de outros, essas intervenções vão desde vestimentas diferentes, até rituais considerados extremos, como mutilação dos orgãos genitais.
- Cerimônias de iniciação ou ritos de passagem costumam ser brutais e exigem sacrifícios extremos dos devotos.
- Se somos racionais, por que há tanta dedicação de tempo, energia e recursos em tais atividades no mínimo dolorosas?
- Rituais em nossa espécie datam de 100 mil anos.
- Por que cenças, práticas e instituições continuam fortes no centro da vida social humana?
- Ecologia humana comportamental estudo o plano adaptativo do comportamento.
- Seleção natural teria formado nossos mecanismos de tomada de decisão para otimizar o modo de se obter recursos, como alimentos sob diversas condições do ambiente.
- Se otimizamos a forma como se extrai energia do meio, porque práticas tão dispendiosas estão presentes no comportamento?
- Por que afinal a seleção natural favoreceu o surgimento de uma psicologia que acredita no sobrenatural e se dedica contraproducentemente a tais práticas?
- Ecologia comportamental é recente na avaliação das peculiaridades das manifestações religiosas.
- Grandes pensadores acreditavam, Marx e Freud, acreditavam que tais crenças eram produto de mentes primitivas. Para Tylor, fundador da antropologia, religião surgiu de uma erronea interpretação dos sonhos que os primeiros humanos tinham de seus parentes, dai levando a uma crenças de vida após a morte e de transcendência.
- Religião surge dos anseios da condição humana, e atenua de certa forma, a busca por respostas. Mas essa visão não explica o valor adaptativo dos rituais.
- Dilema universal é a promoção de cooperação na comunidade.
-