Sociologia
1. Analise a imagem a seguir.
Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.
O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo, os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um “nós coletivo” que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum; II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos; III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas. IV. A identidade supõe um processo de ressignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II; b) I e III; c) (X) II e IV; d) I, III e IV; e) II, III e IV.
2. Considere as afirmativas a seguir: I. A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório; II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório; III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais; IV. As ciências sociais lidam com realidades e “verdades” dinâmicas em diferentes contextos temporais