sociologia
1 - Segundo a perspectiva de Theodoro Adorno e Max Horkheimer o que faria a Industria Cultural as pessoas? Qual a critica fundamental a este modelo implementado pelo meios de comunicação de massa[radio,tv, internet etc]?
R: Para eles a indústria cultural transforma as pessoas em consumidoras de mercadorias culturais, ou seja, essa indústria tira toda a seriedade da cultura erudita, assim como sua autenticidade. Eles veem como um desestímulo à sensibilidade, que desconsidera diferenças culturais e padroniza todo mundo. Tem um forte estímulo publicitário, e definem os meios de comunicação de massa como simples lazer e entretenimento, não encorajando o público a pensar, tornando-o passivo e conformista com tudo.
2 - No Texto "O espetáculo não pode parar", do Professor Renato Nunes Bittencourt ,em que momento podemos estabelecer uma ligação entre, o pensamento de Karl Marx sobre "Fetichismo" e o de Adorno sobre Industria Cultural. R: Na industria cultural o Adorno dizia que os consumidores nunca estavam satisfeito com os produtos, eles estavam sempre querendo mais, e o Karl Marx dizia que os produtos estão ''dominando'' os consumidores.
3 - Quais as principais diferenças entre o documentário sobre 1984, o Livro 1984 e o filme 1984? Há alguma contradição entre eles? Qual? Justifique
R: O filme é superficial não explica detalhadamente a história, já o livro é muito bem detalhado. Não apareceu no filme a esposa de Winston (ele é casado, mas vive sozinho após ela simplesmente sumir do mapa e abandoná-lo), e a sua perna purulenta que dificulta seu deslocamento. Não vi nenhuma contradição entre eles.
4 - Sobre o Muito além do Cidadão Kane, é possível afirmar que este documentário sobre a Rede Globo de TV, assemelha-se ao ministério da verdade no Livro "1984" de George Orwell? Exemplifique um comercial de manipulação que confirme, tanto o documentário, quanto o livro/filme citado nesta pergunta.
R: Sim. Por exemplo, podemos ver uma