Estudante
1.1 Problema de Investigação
Como o planejamento influencia no aprendizado dos alunos nas aulas de inglês em escolas públicas e particulares?
1.2 Hipótese
- O planejamento nas aulas de língua inglesa pode afetar de maneira negativa a atenção e motivação dos alunos quando o tema não se relaciona com a realidade coloquial da língua e com as realidades diárias dos alunos.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivos Gerais
- Investigar a relação entre os planejamentos de aula e o aprendizado dos alunos de língua inglesa dos níveis ensino médio e ensino fundamental nas escolas da rede pública e privada de ensino.
1.3.2 Objetivos Específicos
- Analisar os planejamentos de aula de língua inglesa;
- Verificar de que maneira as aulas planejadas influenciam o aprendizado do aluno.
- Investigar de que maneira o planejamento é concretizado em sala de aula e qual a participação dos alunos no processo.
1.4 Justificativa
Atualmente, o ensino de línguas estrangeiras e suas metodologias nas escolas da rede pública e privada de ensino são muito questionados e estão sofrendo um grande déficit de credibilidade tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Este trabalho procura investigar a possível relação entre os planejamentos de aulas de língua inglesa e esse problema que persiste tanto nas escolas da rede pública quanto da rede privada de ensino, que tem levado os alunos a migrarem sua atenção para as escolas de línguas.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
De acordo com Leal (2009, p.01) “O planejamento é um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos na pretensão de garantir a eficiência e eficácia de uma ação, quer seja em um nível micro, quer seja no nível macro.”, ou seja, para que uma ação tenha sucesso ela deve ser pensada e bem planejada para que assim possa ser executada com eficiência
Leal explica que o professor precisa estar constantemente refletindo sobre sua prática antes, durante e depois,