sociologia
Breno Souza Pravato
Cristiano Lemker Gobbi
Danielle Souza Casagrande
Raquel Figueiredo Kuster
Florestan Fernandes
Disciplina: Sociologia
Série: 1º ano D
Professora: Margareth
Venda Nova do Imigrante
Maio/2014
Introdução
Essa pesquisa faz um referencial a vida de um dos maiores sociólogos do Brasil, Florestan Fernandes , que foi professor, cientista, militante e publicista da Educação.
A interpretação formulada por Florestan Fernandes do Brasil, retrata a luta do povo brasileiro e as lutas sócias dos trabalhadores do campo e da cidade pela conquista de direitos, onde o próprio participava das lutas juntamente com seu povo.
Capitulo 1
Florestan Fernandes era um menino que se interessava pelos estudos, e esse interesse pelos estudos aprendeu com sua madrinha Hermínia Bresser de Lima. Nasceu em São Paulo, filho de mãe solteira e não conheceu o pai. Ganhou o nome do motorista de sua madrinha, amigo de sua mãe. Começou a trabalhar, como auxiliar numa barbearia aos seis nos de idade e também foi engraxate. Estudou até o terceiro ano do primeiro grau. Só mais tarde voltaria a estudar fazendo o curso de madureza, estimulados por clientes do do Bidu em São Paulo, onde trabalhava como garçom.
Em 1941, ingressou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, formando-se em ciências sociais. Iniciou sua carreira em 1945, como assistente do professor Fernando Azevedo na Escola Livre de Sociologia e Política, onde obteve o título de mestre com a dissertação “ A organização social dos Tupinambá”.
(Florestan Fernandes)
Capitulo 2
Florestan Fernandes é considerado o fundador da Sociologia Crítica no Brasil, elaborou vários estudos sobre nossos costumes e nossa cultura. Florestan foi um grande entusiasta de politicas sociais e educacionais, ajudando assim ou outros