Sociologia
Centro de ciências sociais e jurídicas cURSO DE DIREITO – BALNEÁRIO camboriú
SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA
surgimento da organização familiar nos primórdios da humanidade
FABRICIO GIOVANI VOGEL
BALNEÁRIO CAMBORIÚ / 2014 ntrodução Evolução Histórica da família
Nos primórdios da humanidade, quando o homem da espécie homo sapiens, ainda em um estado primitivo de desenvolvimento físico e intelectual, vivia em tribos e para manter a sua espécie, institivamente, praticava relações sexuais entre si sem a devida preocupação se estava mantendo relações sexuais com parceiros ou parceiras da mesma linhagem genética.
Porém, com o passar dos tempos, em um determinado momento no qual ainda não se sabe ao certo quando ocorreu, esses humanos ainda em um estado bastante primitivos foram impulsionados, por instinto, a não mais manter relações sexuais com os companheiros da mesma origem genética. Hoje, a ciência mostra que essa diversidade genética facilitou a enfrentar melhor a seleção natural.
A partir deste momento, as tribos, anteriormente formada pelo Homo sapiens, dividiram-se em clãs, respeitando uma regra bastante peculiar entre esta espécie, na qual especificava quem podia ou não manter relações sexuais. Com isso surgem as primeiras organizações de família.
Com o avanço dos tempos, já na antiguidade, precisamente em Roma antiga, a família era patriarcal, chefiada pelo homem romano, o paster e todo poder a ele atribuído só era perdido com a sua morte. Porém a sociedade romana era muito complexa para só acolher uma única e exclusiva forma de família, pois na antiga Roma havia também a existência escravos, comerciantes e estrangeiros que viviam em uma estruturas diferentes.
Contudo, estudos realizados na atualidade mostram que não existe basicamente a formação de uma única família dentro de uma determinada sociedade, pois a família é definida no tempo e no espaço, podendo