SOCIOLOGIA
“O HOMEM É UM ANIMAL POLÍTICO”. Essa frase, usualmente atribuída a Aristóteles, é reveladora do papel que os gregos da Antiguidade reservavam à política. Com efeito, entendemos esta frase pelo fato do homem só viver coletivamente, e não de maneira isolada na sociedade.
Acontece que a vida em sociedade só é possível se houver regras que tornem a convivência possível e que organizem as relações de poder. Em outras palavras, a política faz parte da natureza humana e está presente em todo lugar.
A política se manifesta nos mais variados e inesperados momentos da nossa vida. Não se trata apenas de uma atividade para os “engravatados” de Brasília, que vemos pela televisão e que, a cada eleição, pedem o nosso voto. A política na verdade não é só discursos, promessas e eleições é ela que conduz a nossa existência coletiva.
2- Como a política pode mudar a vida das pessoas em sociedade?
As transformações sociais podem ser vistas graças à política em determinados aspectos, uma mudança significante politicamente é a eleição da presidenta Dilma Rouseff, com relação ao papel da mulher na sociedade, para uma mudança social abrangido a todo país. Também a mobilização social pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello que fez parte de um importante processo de transformação política e social no Brasil, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano de alguns povos indígenas também expressa uma mudança social, vemos, portanto que a política participa e esta atingindo de diversas formas uma mudança na vida das pessoas.