sociologia
Como os eleitores escolhem os seus candidatos em eleições?
Entrega: 25 de Abril de 2014
Disciplina: Sociologia
Professora: Izaura
Problemas
Antes, eleitores eram atraídos simplesmente através de dentaduras, metros de areia ou sacas de cimento. Esse tipo de troca ainda é comum em alguns lugares.
Pessoas humildes ainda vendem seu voto por troca de coisas que necessitem.
Que políticos corruptos têm ganhado eleições anualmente por conta de votos comprados.
Voto de Cabresto Na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc). Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.
Fraude eleitoral
Os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma. Este último consistia na falsificação de documentos para que pessoas pudessem votar várias vezes ou até mesmo utilizar o nome de falecidos nas votações.
Política do café-com-leite
No começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros.
Política dos Governadores
Os governadores dos estados e o presidente da República faziam acordos políticos, na base da troca de favores, para governarem de forma tranquila. Os governadores não