SOCIOLOGIA
Antropologia
Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural A diferença entre antropologia e sociologia, grosso modo, é que a primeira estuda o comportamento humano e o segundo o comportamento da sociedade.
A Sociologia tem como objeto a sociedade, ter a compreensão dos processos da sociedade. A enfermagem lida com pessoas, estas formam a sociedade, faz-se necessário que você possa ver seu paciente Um profissional que possui, além de sua área técnica, uma formação nas ciências humanas, será com certeza muito melhor preparado para exercer suas atividades, compreendendo mais profundamente sua atuação social.
Augusto Comte com o seu positivismo é considerado o pai da sociologia; já o sociologia moderna é Emile Durkheim: foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
A ciência antropológica é comumente dividida em duas esferas principais: a antropologia biológica (ou física) e antropologia cultural cada uma delas atua em campos de estudo mais ou menos independentes, pois especialistas numa área frequentemente consultam e cooperam com especialistas na outra área.
A antropologia biológica é geralmente classificada como uma ciência natural, enquanto a antropologia cultural é considerada uma ciência social. A antropologia biológica, como o nome já indica, dedica-se aos