Sociologia
Resposta: A Revolução Industrial e a Revolução Francesa foram fundamentais para a instalação da sociedade capitalista e o surgimento da sociologia.
Justifique: A crescente crítica racional da vida em sociedade propiciou ao povo questionar as instituições políticas absolutistas de base feudal presente na frança. O povo já não agüentava mais pagar as altas taxas de impostos para manutenção de um grupo social que não produzia. Os problemas sociais que a Revolução Industrial causou foram inúmeros: aumento da prostituição, violência, alcoolismo, doenças epidêmicas, poluição, migração desordenada . A Revolução Industrial constitui uma autêntica revolução social que se manifestou por transformações profundas na estrutura, cultura, política e social.
2- O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
Resposta: a burguesia comercial.
Justifique: Com o Renascimento novos valores sociais passaram a ser compartilhados entre os homens. Com o desenvolvimento das atividades comerciais uma nova classe social ganhou evidencia; a burguesia comercial, constituídas por comerciantes que aspiravam lucros e tinham interesses de domínio político.
3- A partir do século XV, o Renascimento influenciou um conjunto de transformações profundas na sociedade européia. Dentre as mais significativas destacam-se:
Respostas: A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos.
Justifique: No século XV inicia-se uma nova era marcada