sociologia
No inicio da 1ª guerra mundial o departamento de recursos humanos era representado pelo capataz, ele era a pessoa que contratava, treinava e demitia. Com a idéia do Tylorismo surge nas empresas a necessidade de cria departamentos especificos entre eles o departamento de pessoal. Em 1980, o setor passa a se chamar departamento de recursos humanos, utilizando ferramentas para recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e demissão.
Pesquisas atuais feita pela ABRH – NACIONAL (associação brasileira de recursos humanos), mostraram dados preocupantes, empresas de pequeno e médio porte (até 500 funcionários), usam o sistema de gestão de pessoas comandado pelos próprios diretores da empresa, este método limita o desenvolvimento dos funcionários dentro da empresa deixando-os estagnado até mesmo para uma recolocação no mercado. A mesma pesquisa também mostra que empresas de grande porte (mais de 500 funcionários), já perceberam que o investimento no setor de recursos humanos os colaboradores são mais qualificados, competitivos e desenvolvem um trabalho satisfatório.
Fonte de pesquisa: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI96320-17180,00-PEQUENAS+EMPRESAS+TEM+BAIXA+PREOCUPACAO+COM+GESTAO+DE+PESSOAS+APONTA+PESQUI.html http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/gco_site/m_capitulo04.htm http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=qzaextpdq O Papel do Lider
Ocupar um cargo de Liderança e ser um Líder são coisas completamentes diferentes.
Uma pessoa que ocupa um cargo tão importante na empresa, se não souber desempenha-lo bem, poderá prejudicar toda equipe.
Um Líder precisa ter uma Visão por completo, tentar aproveitar de seus colaboradores seus pontos negativos para reverter em positivos para alcançar melhores resultados.
É Essencial para uma boa Gestão, ter a confiança daequipe no seu Líder , o desempenho dele
Fará a diferença para que o grupo