sociologia
DISCENTES:
Questão 01
Apresente a relação existente entre sociologia e direito. De que maneira o direito pode interferir nas mudanças sociais?
R: A sociologia estuda o comportamento humano no âmbito social, a partir de modelos que são o resultado de um processo de construção social da realidade e acabam padronizando as relações que se estabelecem entre os indivíduos por meio de regras sociais que se estabelecem entre os indivíduos por meio de regras sociais. Já o objetivo do direito é, principalmente, estabelecer regras explícitas e coerentes, porém, suceptíveis de mudança, que visam a regular o comportamento social. Apesar de ser uma variável dependente da estrutura sócio-cultural, o direito possui uma autonomia relativa e por isso pode induzir as mudanças sociais. A influência do direito na mudança social pode ser de tipo direto (a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança) e de tipo indireto (reformas no programa da educação).
Questão 02
Diferencie a análise macro-sociológica da análise micro-sociológica. Apresente dois exemplos.
R: A macro-sociologia examina a sociedade como um todo, ou seja, como um complexo sistema social, ao passo que micro-sociologia examina a interação entre os indivíduos, entre os pequenos grupos.- Exemplos: Constituição Federal, Código Civil
Questão 03
Discorra sobre a Teoria Funcionalista. Cite duas falhas desta teoria.
R: São teorias de integração social. Partem de uma visão única: a sociedade funciona como uma máquina. Provocam crise no Direito. Geram uma disfunção. Provoca mudanças. Como falhas desta teoria, temos, dentre outras: a) a sociedade não pode ser entendida de forma homogênea; b) nem toda disfunção significa uma ruptura.
Questão 04
Discorra sobre a Teoria Conflito Social. Cite duas falhas desta teoria.
R: Fundamentam-se na tese marxista : “ A história de todas as sociedades até hoje é a história da luta de classes” Explicam o funcionamento da sociedade pela