SOciologia
R: ela é objetiva e coercitiva, pois não vem de uma só pessoa, mas esta difusa em toda a sociedade e exerce uma autoridade sobre o modo como o individuo deve agir no meio social.
Justificativa: a consciência coletiva trabalha o individuo a agir inconsciente de sua vontade mas para o bem do grupo o sociedade, trabalhando como equipe.
2 - " A historia de todas as sociedades existentes até hoje tem sido historias de luta de classes, homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, Mestre de corporação e companheiro , numa palavra, opressores e oprimidos, tem permanecido em constante oposição uns ao outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionaria de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta." De acordo com o texto acima podemos afirmar que:
R: Segundo Marx, as transformações em uma sociedade se dão por uma transformação revolucionaria de toda a sociedade ou pela destruição das duas classes em lutas.
Justificativa: nenhuma luta que seja travada em qualquer classe vai terminar sem que as classes acabe uma com a outra ou sem que haja um progresso seguido de uma nova ordem.
4- Marx introduziu inúmeros conceitos para explicar a realidade material e contraditória da sociedade sendo que um desses conceitos afirma que uma pratica capitalista instaurada se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.