sociologia
De
Sociologia
Alunos: Guilherme Marassi e Vitor Augusto
Instituto Educacional Porto Real
30 de abril de 2014
Sociologia
Indústria Cultural
O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
A indústria cultural idealiza produtos adaptados ao consumo das massas, assim como também pode determinar esse consumo trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas. Ela pode ainda ter função no processo de acumulação de capital, reprodução ideológica de um sistema, reorientação de massas e imposição de comportamento.
O que é indústria cultural
Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
O mundo vive num sistema econômico-político-cultural capitalista e o surgimento da sociedade capitalista transformou as manifestações culturais em produto. Este cenário desencadeou a formação da indústria cultural, que é o conjunto de empresas, instituições e redes de mídia que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico – cultural com o objetivo de adquirir lucros.
Relação entre cultura e indústria cultural no Brasil
A indústria cultural é uma criação do mundo capitalista. Ela cria o popularesco e o transforma em popular, como forma de alavancar suas vendas. Esta conceituação, entretanto, não substitui o conceito de indústria cultural de massa, pelo sim pelo fato que a cultura popular- que alguns preferem a denominação de folclore- está para esta assim como o povo está pra indústria de massa.
Tome-se, a título