emprendedorismo
1 – O SPOLETO 03
1.1 – ESCOLHA DA MARCA 04
1.2 – TARGET 04
1.3 – CONCORRÊNCIA OFF LINE E ON LINE 05
2 – BRAND EQUITY 05
2.1 – PONTOS FORTES E FRACOS 06
3 – PRESENÇA NA WEB 06
3.1 – REDES SOCIAIS 07
3.2 – OFF LINE X ON LINE 07
4 – FORTALENCENDO O BRAND EQUITY 08
5 – ANEXOS 09
6 – BIBLIOGRAFIA 13
HISTÓRIA:
A origem do SPOLETO é muito anterior ao seu formato final. A história começa em 1992, com a sociedade dos amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady para a abertura do Guilhermina Café no Leblon. Com o sucesso deste primeiro restaurante, surgiram Guilhermina Cafés no Rio Sul e no Centro, que abriram caminho para outros projetos bem-sucedidos: um restaurante a quilo, um buffet para empresas e o Estação, um centro gastronômico com seis lojas compartilhando um espaço amplo e agradável.
Através da experiência adquirida nos diversos empreendimentos, Mário e Eduardo perceberam o grande filão a ser aproveitado: atender às pessoas que se alimentam fora de casa diariamente, mas que fazem questão de uma refeição com qualidade, sem abrir mão do bom atendimento. Nasce, assim, o inovador conceito do SPOLETO, onde o cliente é o `chef`, criando suas próprias receitas. `RESTAURANTE DE CULINÁRIA ITALIANA, RÁPIDO E SAUDÁVEL COMO VOCÊ QUER`. O primeiro restaurante do SPOLETO, aberto dentro do centro gastronômico, logo conquistou um público fiel e se destacou entre todos os restaurantes.
Após quase dois anos estudando e aprimorando o restaurante, os sócios se dedicaram a um novo desafio: a abertura de novos restaurantes através do sistema de franchising da marca SPOLETO.
O primeiro restaurante surgiu em fevereiro de 1999. Em julho do mesmo ano, uma franquia foi aberta na Barra Shopping, sendo seguida pela inauguração de restaurante próprio no Rio Sul e das franquias Nova América, Norte Shopping, Iguatemi, Barra Downtown, Centro Pedro Lessa, Centro RB1, Ipanema, Botafogo Praia, Rosário, Carioca Shopping, Catete,