Sociologia
A relação entre estratificação social e mobilidade social é a transição que os grupos das sociedades passam. Como, por exemplo, quando um funcionário de renda muito baixa é promovido para receber uma renda superior, levando assim a mudança de status na vida social do mesmo.
2- Entre os tipos de estratificação social, um deles tem sido determinante. Dê o nome desse tipo de estratificação social e explique sua importância na caracterização da sociedade
Ascendente ou de ascensão social – quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo economicamente superior ao seu grupo anterior.
3- Compare a mobilidade social nas sociedades de castas, estamento e classes sociais. Se preferir, faça um quadro ou um esquema.
A mobilidade social, nessas três formas de sociedade, é maior nas "classes sociais", sociedades capitalistas, estamentos, sociedades feudais e castas, é sociedade baseada em religião, onde temos de exemplo a Índia. Nas "classes sociais", teoricamente a mobilidade social é medida por meio do mérito de cada indivíduo, posição esta notadamente ideológica, já que percebemos que as coisas não funcionam bem assim nas atuais sociedades capitalistas. Nos estamentos, a condição social é determinada pelo nascimento, havendo nenhuma ou pouquíssima mobilidade social. Um exemplo é a compra de "títulos" de nobreza. Nas castas a mobilidade social é zero, pois acredita-se que o destino daquele determinado indivíduo é viver sob aquelas determinadas condições, sob o pretexto de numa próxima vida ter melhores condições.
4- O que você entende por classe social?
Que é uma divisão estabelecida pela sociedade e pelo governo; uma forma de dividir a sociedade por valor econômico. Ou seja, um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico.
5- Como você define as classes médias?
A classe média é uma