O SERVIÇO SOCIAL E O TRABALHO EMPRESARIAL
O presente trabalho de conclusão de curso, conceituado como monografia, foi elaborado para descrever acerca da participação e contribuição do profissional de Serviço Social junto às empresas privadas. Devido as transformações que a sociedade vem sofrendo no últimos anos, com os avanços tecnológicos, a globalização e a restruturação produtiva tem afetado as relações de trabalho. Em decorrências com as mudanças e as necessidades da era contemporânea surge a necessidade de uma profissão que atue nesta realidade, surge aí o profissional de Serviço Social, ou seja, o assistente social. Sua inserção no mercado de trabalho, aumenta a ascenção do capitalismo, que cria necessidade de novas relações sociais para mediar os conflitos gerados da relação capital e trabalho.
Sendo assim, o Serviço Social vem gradativamente ampliando o seu espaço de atuação rompendo com o estigma de profissão vinculada aos serviços públicos, e abrangendo cada vez seu exercício profissional em empresas privadas do terceiro setor. As empresas o requisita para desenvolver um trabalho de cunho assistencial e educativo junto ao empregado e a sua família, ou seja, a empresa vê no assistente social uma possibilidade de organizar as relações das pessoas que a compõem, buscando proporcionar qualidade de melhorias, tanto para o empregador, quanto para o empregado.
O profissional do Assistente Social tem a responsabilidade de trabalhar no sentido de minimizar as desigualdade sociais, geradas pelo sistema capitalista. Cabe a ele visualizar direito dos usuários, atender as necessidades do capital contratante, como também as necessidades básicas dos colaboradores, melhor qualidade de vida no trabalho, direitos sociais, gestão de recursos humanos, prevenção de riscos sociais, entre outros.
Com isso, este trabalho busca conhecer a atuação do assistente social na área empresarial visando melhorias de trabalho aos que dele depende, através de benefícios desenvolvidos pelo profissional.