Sociologia
O que é Sociologia? É o estudo do comportamento social, das interações e organizações humanas. Seu objetivo é tornar as compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas. Ela é importante pois fornece instrumentos para entender as forças externas que regulam nossos pensamentos, percepções e ações. A sociologia surgiu sob as condições de mudança associadas com o declínio do feudalismo e o aparecimento do comércio, da indústria e da urbanização; além do Iluminismo, movimento intelectual no qual a ciência e o pensamento louco sobre os mundos físicos, biológico e social poderiam prosperar; e ainda o choque traumático e a mudança social busca decorrentes da Revolução Francesa.
Emile Durkhein:
As leis da organização humana podem ser desenvolvidas (descobertas);
Essas leis se concentrariam no crescimento e complexidade da sociedade;
As ideias culturais são importantes para a integração da sociedade;
É importante descobrir as causas e funções dos símbolos que buscam integrar a sociedade.
Karl Marx:
A sociedade possui natureza contraditória;
As desigualdades armam o palco para a transformação da sociedade;
Não acreditava no desenvolvimento de leis gerais para a organização humana.
Max Weber:
A desigualdade é multidimensional e não exclusivamente baseada na economia;
A mudança pode ser causada pelas ideias, assim como a base material e econômica de uma sociedade;
Duvidada que houvesse leis gerais da organização humana, mas achava necessário que elas fossem isentas de juízos de valor, ou objetivas, na descrição e análise dos fenômenos sociais.
Compartilhar no Facebook
O que é Sociologia:
Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.
É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as