paleolítico e neolitico
PINTURA DO PALEOLÍTICO SUPERIOR E DO
NEOLÍTICO
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 2 ano do Centro
Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de e História da Arte: da Pré-História ao Realismo sob a orientação da Professora: Auricélia
Maria Simões dos Santos Pereira.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
2013
Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens, sua arte, a pintura rupestre, era gravada em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas. Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.
A principal característica dos desenhos da época é o naturalismo.
O artista pintava os seres, um animal por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.
Essa arte era realizada por caçadores, e faziam parte de um processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais. Ou seja, o pintorcaçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho
Em suas pinturas, o homem da caverna usava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais caçados.
Como pincel, utilizaram inicialmente o dedo, mas há indícios de terem empregado também pincéis feitos de penas e pelos.
Todas as conquistas técnicas do Neolítico refletiram na arte. O homem, que se tornara um camponês, não precisava ter os