Paleolítico e neolítico
PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA
O Paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada, vai de 2 milhões a.C (época aproximada em que o homem fabricou o primeiro utensílio) até 10.000 a.C (início do Período Neolítico). A sociedade paleolítica caracterizou-se pela busca de sua subsistência, ou seja, o homem procurava tudo o que era necessário para se sustentar por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes, e da confecção e utilização de objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais. Por isso, o Período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada.
Nesse período os homens aprenderam a controlar o FOGO. O controle do fogo proporcionou aos homens libertarem-se da extrema dependência do meio natural. Ao fazer o fogo, o homem torna-se criador e consolidava seu domínio sobre a natureza. O fogo servia para seu aquecimento, para iluminar os ambientes, para defender-se dos animais, para cozinhar alimentos (mais tarde foi utilizado para cozer a argila e para fundir metais). Eles aprenderam a obter o fogo por meio do atrito de pedra ou de pedaços de madeira.
Nesse período os homens viviam em bandos e cooperavam entre si. Moravam em cavernas ou em habitações rudes feitas de galhos de árvores. Além disso, esses homens e mulheres do Paleolítico eram nômades, ou seja, sempre estavam migrando de região para região a procura de novas áreas de caça, de rios mais abundantes e fugindo de grandes variações climáticas. Homens e mulheres dividiam as tarefas igualmente.
Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as PINTURAS RUPESTRES. Através deste tipo de atividade artística o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas. Além de pintar nas cavernas faziam esculturas de marfim e pedra.
As marcas da presença humana do Período