Sociologia
Graduação em Psicologia 2° período – Noite
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO FILME MINHA VIDA EM COR DE ROSA
Belo Horizonte
2014
Controle Social refere-se ao conjunto de regras que a sociedade impõe sobre os indivíduos, com isto ela controla e estabelece que o indivíduo viva dentro das coordenadas que foram atribuídas pelo meio em que vive antes mesmo dele nascer. A sociedade determina e exerce força sobre a conduta do outro, punindo os que não se enquadram nas regras sociais impostas. As punições variam desde a indiferença a agressão física.
No filme, percebe-se que naquela comunidade há um conjunto de regras já estabelecidas que devem ser cumpridas por todos, independente da idade e da sua posição social. O papel de homem naquela sociedade, é daquele que trabalha para sustentar a família, é heterossexual e se veste com roupas tradicionalmente estabelecidas pela sociedade como masculinas. O papel imposto sobre a mulher é de uma pessoa que cuida da casa e dos filhos, organiza festas, se veste com roupas coloridas e vestidos.
O menino foge da conduta social daquele lugar quando se veste de mulher, vê programas definidos socialmente como programas femininos, brinca de bonecas e se imagina casando com um colega vizinho. As pessoas daquela sociedade, ao tentarem impor um modo de comportamento sobre o garoto e não obter sucesso, o pune de várias maneiras.
Quando o mesmo apanha na escola por ser tachado como “garotinha” pelos colegas, demonstra que estes puniram através da agressão física.
Quando foi expulso da escola por apresentar um comportamento feminino que, segundo o diretor, poderia influenciar outros colegas, o filme mostra que aquele que foge das regras deve ser isolado evitando mais comportamentos desviantes.
Outros exemplos de punições visto no filme, foi quando o pai do garoto foi demitido, quando a família não foi convidada para festas, quando a própria família culpa o