Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
Pesquisa: Ação ou efeito de pesquisar; busca, indagação, inquirição, investigação.
Pesquisa científica no campo acadêmico é um conjunto de ações que tem como foco encontrar soluções para um determinado problema, utilizando-se de métodos científicos; com base em procedimentos racionais, sistemáticos e metódicos, gerando soluções e novos conhecimentos.
Conforme o modo em que serão coletados e analisados os dados, a pesquisa pode ser classificada em Pesquisa Qualitativa ou Pesquisa Quantitativa.
A pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo uso da quantificação, tanto na coleta dos dados quanto na análise desses, utilizando técnicas estatísticas. A coleta dos dados, geralmente se dá pelo uso de questionários estruturados de forma precisa, visto que a homogeneidade da interpretação dos entrevistados será determinante na eficácia e precisão dos resultados aferidos. Neste caso o pesquisador é independente daquilo que está sendo pesquisado.
Por outro lado, a pesquisa qualitativa é descritiva, seu principal objetivo é explicar fenômenos humanos, explorando aquilo que não pode ser mensurável nem traduzido em dados quantificáveis, prevalecendo à experiência pessoal do entrevistado, além de apresentar uma ampla participação do pesquisador, admitindo subjetividade.
Cabe então ressaltar que a escolha do tipo de pesquisa a ser realizada dependerá do assunto a ser abordado, o que não significa que um tipo excluirá o outro. É frequente o uso dos dois tipos de pesquisa em combinação, principalmente no campo da administração e das ciências sociais, por serem mais abrangentes e possibilitarem não só mensurar (quantitativa) como também interpretar (qualitativa) os resultados obtidos.
1.
Dicionário de Português online. Disponível em: Acesso em 20 abr.
2014.
2.
ANDRADE, M. M. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. 9. ed. São Paulo: Atlas,
2009.
3.
COLLINS, J.; HUSSEY,R. Pesquisa em Administração: Um