Sociologia
SEMINARIO DE SOCIOLOGIA
TEMA: VIDA E OBRA DE MAX WEBER.
ALUNO: MARCOS AFONSO VALADARES CARDOSO
PROFESSOR: DANIEL.
BELÉM
2012
INTRODUÇÃO.
A sociologia é fruto da revolução industrial por isso é chamada a “ciência da crise”
Ela é um resulto de uma nova forma de pensa a natureza e a sociologia que se desenvolve a partir do século XV, com a passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista.
De varias formas, foi uma resposta a esse processo á medida que a imprensa de Gutenberg anuncia a opressão e a miséria da classe trabalhadora.
Então surgem no cenário da sociologia três notáveis sociólogos considerados os pais da sociologia moderna.
Karl Marx analisou a mudança social e revolucionária e identificou a mais importante dessa mudança o conflito entre trabalhadores e proprietários de fabricas, Max Weber opondo-se a abordagem materialista de Karl ele afirmou que o fator que conduziu á mudança social foi por causas das mudanças de ideias,valores e crenças que surgiu da reforma protestante.
Também Durkheim se opôs a Karl Marx, embora de formas diferentes, ele argumentou que não se devem tenta explicar eventos sociais com eventos individuais, um método conhecido como reducionismo.
E neste seminário vamos buscar entende sobre a vida, obras, conceitos e defesas de Max weber sua importante contribuição para o nascimento da sociologia moderna e seu crescimento, e aprendermos com ele em que podemos contribuir para termos uma sociedade mais justa e com menos desigualdade social neste mundo capitalista.
Biografia de Max weber:
Max weber sociólogo e economista alemão nascido em 21/04/1864, Erfur, Alemanha, escreveu o livro “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e “Economia e sociedade”.
Max weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de comte, Marx e durkheim.
Max weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais surgiram na Europa, sobre tudo em