Conjunções
A conjunção é uma classe fundamental de palavras da língua, tem o objetivo de unir duas orações ou dois termos da mesma função sintática com isso proporcionar sentido à frase. Podendo ocorrer duas palavras com função conjuntiva o que seria uma locução conjuntiva.
Dentro do campo das conjunções encontramos duas subdivisões, sendo estas classificadas de acordo a relação de dependência sintática dos termos que ligam. Se conectarmos orações ou termos pertencentes a um mesmo nível sintático, são ditas conjunções coordenativas. Quando são conectadas duas orações que apresentem diferentes níveis sintáticos sendo uma oração, um membro sintático da outra, são chamadas de conjunções subordinativas.
Conjunções coordenativas:
Dentro das conjunções coordenativas temos as aditivas, que passam idéia de adição à frase (ex: “Dormi e perdi o sono.”), as adversativas, que dão uma idéia de contraposto, oposição (ex: “Ele poderia ter ido, mas não foi.”), as alternativas ou disjuntivas, estas, tem uma viés de alternância, opção (ex: “Ou ela, ou eu”.), explicativas, das quais apresentam uma explicação, causa, motivo (ex: “Ele não pode fazer isto, porque está sem tempo.”) e temos também as conclusivas, às quais indicam uma relação de conclusão (ex: “Ela bebeu muito, logo passou mal.”)
Conjunções subordinativas:
As conjunções subordinativas ligam uma oração de nível sintático inferior (oração subordinada) a uma de nível sintático superior (oração principal). Elas se dividem em integrantes, com o uso de “que” e “se”, sendo o “que” em uma afirmação certa (ex: “Sei que isto está errado.”) e o “se” inserta (ex: “Não sei se isso está errado.”), conjunção causal, como o próprio nome diz, exprime a causa do acontecimento (ex: “Como o professor estava doente, não foi à aula.”), conjunção comparativa, que indica a comparação entre dois membros (ex: “Ele está tão bem, quanto ela”), a conjunção concessiva, que exprime um fato contrário ao da ação principal (ex: “Me sinto próximo a